Os mercados impactados pelo fenômeno League of Legends

Os mercados impactados pelo fenômeno League of Legends

League of Legends é o exemplo perfeito de como um jogo de sucesso pode transcender o universo dos games e impactar em outros mercados. A principal franquia da Riot está há mais de 10 anos se consolidando como uma marca de peso na indústria do entretenimento e tecnologia. Saiba mais sobre essa realidade abaixo com uma lista dos principais setores impactados por LoL

Publicidade

Os setores de marketing e publicidade das grandes empresas estão de olho nas principais modalidades de esports há algum tempo. Há uma estimativa de que sejam movimentados US$ 10 bilhões nesse mercado até 2024, de acordo com um estudo realizado pela Wunderman Thompson.

Com a popularidade cada vez maior, League of Legends é um dos mercados estratégicos para as campanhas de publicidade de diversas empresas, seja investindo em patrocínio de equipes, como Kabum e Vivo, seja como principais apoiadoras dos grandes campeonatos, como o CBLoL, que conta com patrocínios de peso de empresas como Red Bull, Gillette, Intel e Dell.

Transmissões na TV

Puxando o gancho de publicidade, não são só as entidades ligadas ao LoL que se beneficiam do volume de investimentos provenientes de marketing. Isso porque o cenário competitivo de LoL ganha espaço em transmissões de TV no mundo todo – no Brasil, a Sportv transmite o CBLoL na TV a cabo. Pelo peso que a modalidade vem ganhando, não é de se surpreender que League of Legends chege à TV aberta em um futuro não muito distante.

Com isso, as emissoras acabam faturando com inserções comerciais durante os intervalos das partidas e movimentam ainda mais o mercado publicitário em torno de League of Legends.

iGaming

Com o crescimento do setor de iGaming, é natural imaginar que League of Legends tenha espaço nas apostas esportivas como quaisquer outros eventos do mundo dos esportes. Não é à toa que sites como Midnite oferecem partidas diárias da modalidade para aqueles que querem tentar a sorte nas odds.

Hoje, LoL é um dos jogos que mais oferece liquidez para apostadores e conta com ampla cobertura de seus principais torneios, tanto a nível nacional quanto internacional. Por esse motivo, muitas plataformas já contam com seções e promoções exclusivas para esse público.

Equipamentos 

Embora League of Legends não seja conhecido pela exigência gráfica, é preciso ter um setup minimamente compatível, com boa placa de vídeo, memória, processador e outros itens indispensáveis para qualquer computador. Quem joga Wild Rift também precisa de um bom celular para competir em alto nível.

Isso sem falar nos equipamentos periféricos para quem faz transmissão de League of Legends em plataformas como Twitch, Facebook e Youtube. Com o mercado de lives crescendo a cada dia, as empresas que vendem câmeras, microfones, cadeiras gamers, mouses, teclados e outros equipamentos veem o faturamento aumentar.

Documentários e Séries

Outro bom exemplo de como League of Legends rompeu a barreira dos jogos é sua adaptação para produções de televisão. Em 2019, a Netflix lançou um documentário que ilustra muito bem o fenômeno que LoL se tornou desde que apareceu no mercado de jogos até os dias de hoje – além de ser uma ótima pedida para quem busca conhecer os bastidores do game.

No ano passado, a Netflix lançou outro sucesso ligado à marca LoL: estamos falando da série Arcane, uma animação baseada no universo de League of Legends, considerado um enorme sucesso pelos fãs. A tendência é que haja uma continuação da história na 2ª temporada.

Mercado editorial

Além de ser uma realidade nas adaptações televisivas, League of Legends chegou também ao mercado editorial com o lançamento de alguns livros inspirados no universo de LoL – tanto aqueles para dar suporte a quem quer começar na modalidade, quanto os que expandem a história da Runeterra, como por exemplo “League Of Legends: Reinos De Runeterra”, que é bastante fiel à franquia da Riot.

A obra leva o leitor a uma jornada por onze regiões de Runeterra, narrando conflitos, rivalidades arraigadas e alianças secretas, ao mesmo tempo em que oferece novos insights sobre os heróis, flora, fauna, arquitetura, política e tecnologias de todos os cantos do mundo de LoL

Colecionáveis

Fã que é fã gosta de ter algo pra colecionar, não é mesmo? No caso de League of Legends, existem diversas opções de colecionáveis. Os itens mais cobiçados são os action figures e funkos das lendas, de todos os tamanhos possíveis e imagináveis. 

A Pop Games, que produz os bonecos funkos, conta com uma coleção bastante interessante que reúne personagens como Jinx, Vi, DJ Sona e Thresh. Também há outras opções como chaveiros, canecas, copos personalizados, cadernos e cards.

 

Dou aulas de League of Legends:

  • Treinamento via skype
  • Pacote de 3 ou 6 aulas
  • Melhoria garantida ou seu dinheiro de volta

Saiba mais

Confira também os livros disponíveis para cada uma das posições!
20 julho 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Sobre Mim

Ucla

Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.

Saiba Mais

Último Vídeo

Curta Nossa Página

Banner Jungle Livro

Assine nossa newsletter

NÃO CONFUNDA AS COISAS

Não ofereço ou estou vinculado com nenhum serviço de elo job. Esta prática é proibida pela Riot.