O jogo na jungle é muito adaptativo. Depende bastante do match-up, do start do jungler inimigo e dos laners. Isso acaba por influenciar todo o processo de decisão por trás de onde e quando wardamos.
Se o jungler inimigo for de early game e você não, iremos evitar qualquer forma de 2×2 ou 1×1 por todo o early/mid game. Dito isso, iremos trabalhar muito em cima de counter-ganks e controle de mapa ao invés de ganks soltos. As nossas wards serão colocadas próximas às lanes dos nossos times que estiverem mais avançadas. Por exemplo: se o bot está preso embaixo da torre, o mid está na base e o top está avançado. Quando passarmos próximo à lane dele, deixaremos uma ward defensiva e iremos orientar através de pings/palavras chaves para ele não lutar.
Onde o inimigo começou?
Se o jungler inimigo tiver iniciado no bot side, significa que ele irá subir a jungle e vice-versa. Portanto, wardaremos defensivamente as lanes mais próximas ao final da sua rota. Dificilmente wardaremos para nos proteger de invades! Invades são super infrequentes e jogar em torno deles não vale a pena.
Temos laners fracos ou fortes?
Se os seus laners forem de mid/late game, diremos que temos laners fracos. Caso contrário, serão fortes. Isso sempre relacionando os laners inimigos da mesma forma. Por exemplo: Se no nosso time tivermos um Reneketon contra uma Kayle, temos um laner forte no top. Uma lane onde podemos gankar e wardar para lidar com o counter gank. No entanto, se for o contrário, temos uma lane fraca. Neste caso, iremos wardar e sair. Apenas para evitar que a Kayle seja gankada, visto que qualquer 2×2 será favorável a eles.
Moral da história, wardaremos para controlar o jungler inimigo e diminuir a chance dos laners sofrerem ganks.
Abs,
Ucla
Acompanhe pelo Youtube
Nesse coach para top lane falaremos sobre manipulação de wave, freeze, afinar a wave, shove e slow push. Pontos fundamentais e correlacionados que podem ser considerados de grande importância para esta posição. Vamos começar mais um coach de LoL para…
É natural nos sentirmos inseguros para jogar as 10 partidas que teoricamente irão nos posicionar dentre as divisões que penamos tanto para conseguir entrar. Porém, apesar de nos preocuparmos tanto, grande parte do resultado depende do seu MMR inicial e…
O Kog é um ADC de mid/late game. Seu maior diferencial é o dano hibrido e kit anti tank. No entato, por não possuir nenhum tipo de dash ou blink, ele acaba sendo um pick vulnerável a assassinos e outros…
Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.