Quando dar Dive

Se tem algo que entrega mais jogo do que o Barão, é o Dive. Dive é você dar engage no adversário sob a torre dele. Isso normalmente é um problema, pois a torre da muito dano. Se você lembrar de quando começou a jogar LoL e os primeiros tiros que a  torre te deu, provavelmente você tomou muito mais dano do que esperava. Apesar de tudo, se utilizado no momento certo, o dive é uma jogada viável.

Vamos ver quando e como executar essa jogada tão arriscada da melhor forma possível.

No Bot

Eventualmente o suporte do adversário vai sair de sincronia com o ADC, seja porque ele foi dar roaming ou por ter voltado base. Nessas horas você pode sim executar um dive, mas existem algumas regrinhas que você quer seguir pra evitar que tudo dê errado.

As Três Regras de Ouro do Dive

1ª Certifique-se que não existem ameaças externas: você precisa saber se o TOP tem TP e se o jungler está próximo. Se eles não tiverem como atrapalhar, siga com o plano;

2ª Saia sempre pela frente da torre: por mais que isso signifique tomar alguns ataques extras da torre, isso diminui bastante a  chance de encontramos o suporte voltando pra lane ou o laner vizinho;

3ª Entre e saia rápido: você precisa ter dano suficiente pra conseguir entrar e eliminar logo o adversário. Caso contrário, as chances são que você acabará morrendo e quem mais estiver no dive também.

No Top e Mid

Nesses casos podemos executar o dive solo ou com a ajuda do suporte/jungler.  O dive solo sempre deve ser uma kill garantida, caso contrário, mantenha o laner isolado ou force o B dele. O zoning aplicado em um oponente com a vida baixa é tão eficiente quanto uma kill. Portanto, vá para o dive apenas se for algo garantido, visto que você deve perder bastante vida no processo e restabelecer o zoning torna-se complicado depois disso.

O Agro da Torre

O agro da torre funciona da seguinte forma:

– Se não há nenhum minion no range dela, ela irá atacar o primeiro campeão que alcançar;
– Ela não mudará de alvo até o campeão estar morto ou invulnerável;
– Se há minions, ela somente atacará o campeão adversário se você der dano ou aplicar alguma forma de CC no adversário.

Dito isso, quanto mais tank o alvo da torre, melhor. Se você for tank, pegue o agro, caso contrário deixe para outro campeão do seu time.

Aguentando um pouco mais

Idealmente o dive é uma jogada organizada. Uma pessoa aguenta um pouco os hits da torre, enquanto outra vai lá e mata o adversário. Se você ficou com a parte chata, então aguente o máximo que conseguir. Isso diminuirá a chance do seu time acabar morrendo no processo.

Portanto, controlando melhor as circunstâncias, o dive é uma jogada viável. Ela continua ainda assim sendo super problemática. Mas com um pouco de prática, ela pode ser consistentemente lucrativa. De preferência  a executar esse tipo de jogada quando estiver em pre made e em comunicação via voz, executar com desconhecidos da SoloQ aumenta consideravelmente a chance das coisas darem errado.

Abs,

Ucla

Acompanhe pelo Youtube

Dou aulas de League of Legends:

  • Treinamento via skype
  • Pacote de 3 ou 6 aulas
  • Melhoria garantida ou seu dinheiro de volta

Saiba mais

Confira também os livros disponíveis para cada uma das posições!
18 maio 2016
Ucla

Postado por Ucla

Desafiante e Coach de League of Legends desde 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*