Vamos começar deixando claro: o que é “carregar”?
Carregar = Carregar o seu time para vitória.
Isso inclui, entre outros aspectos:
– Proteger os campeões responsáveis pelo dano no time;
– Controlar os objetivos com visão e negar visão ao time adversário;
– Não morrer;
– Orientar o seu time para tomar melhores decisões;
– Conquistar uma vantagem e dar snowball a partir desta.
Ou seja, carregar tem diversas interpretações e pode ser feito por qualquer uma das posições.
Agora, neste post vamos levar em consideração o último ponto citado:
“Conquistar uma vantagem e dar um snowball para a vitória”.
Um levantamento em cima de 4000 jogos na divisão Ouro, concluiu o seguinte:
Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitória | aos 10 min | aos 15 min | aos 20 min | |
Top | 56.30% | 59.10% | 63.60% | 67.80% |
Jungle | 55.10% | 60.70% | 63.70% | 69.30% |
Mid | 55.80% | 60.20% | 65.50% | 70.10% |
ADC | 57.60% | 62.30% | 66.50% | 71.20% |
Suporte | 55.10% | 58.60% | 65% | 70.30% |
Média | 56% | 60.20% | 64.90% | 69.70% |
Apenas vendo a Win Rate, claramente o ADC tem o melhor desempenho. Porém por depender de outro jogador, é o que talvez apresente maior variância.
A vantagem em gold no Top é uma das mais relevantes no começo da partida, mas, comparada às outras lanes, perde importância com o desenrolar do jogo. Por isso é tão relevante gankar essa lane no começo da partida.
Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitória | aos 10 min | |
Top | 62.70% | 64.70% |
Jungle | 60.70% | 65.60% |
Mid | 61.70% | 65.30% |
ADC | 64.30% | 68.70% |
Suporte | 64.90% | 67.10% |
Média | 62.80% | 66.30% |
O First Blood difere de uma kill normal, pois nele há um acréscimo de 100 de gold. Ou seja, ao invés de ganhar 300 de gold, ganhamos 400.
O maior beneficiado de todos é o suporte. Seguido de perto pelo Adc. Isso nos leva a concluir que deixar a kill pro Adc não deve ser uma preocupação, pelo menos não a primeira kill do jogo.
Curioso é que o jungler é o que menos aproveita o gold extra do First Blood, porém analisando jogos de elos mais altos temos um resultado diferente.
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Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitória | aos 10 min | aos 15 min | aos 20 min | |
Top | 55.50% | 58.30% | 61.90% | 66.40% |
Jungle | 55.80% | 58.90% | 64.30% | 68.20% |
Mid | 55.30% | 58.40% | 64.50% | 68.60% |
ADC | 55.70% | 58.50% | 63% | 69.10% |
Suporte | 55.10% | 58% | 64.50% | 71.20% |
Média | 55.50% | 58.40% | 63.60% | 68.70% |
Nos elos mais altos, dentro das lanes, o bot é o que apresenta a maior chance de carregar. Porém é o jungler que até os 15 minutos de partida tem uma chance maior de converter a vantagem em gold em vitória.
Quanto ao First Blood
Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitória | aos 10 min | |
Top | 63% | 62.60% |
Jungle | 63.40% | 63.30% |
Mid | 60.70% | 64.20% |
ADC | 62.10% | 63.20% |
Suporte | 60.90% | 65.90% |
Média | 62% | 63.80% |
Diferente da análise anterior, aqui o jungler é o maior beneficiado pelo FB. No entanto, até os 10 minutos, vencendo por uma boa marge, o suporte é o verdadeiro carry.
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Conclusão
É possível carregar de qualquer uma das roles e a diferença entre elas é pequena. Porém dependendo do seu elo e da velocidade que você quer subir, é interessante se especializar na bot lane ou na jungle.
Curiosamente, tirando o ADC, o suporte e a jungle são as posições que mais sobram na hora da seleção de campeões.
Você está pronto para carregar?
Boa sorte.
Abs,
Ucla
Fonte dos dados: goldper10
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Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.