Vamos começar deixando claro: o que é “carregar”?
Carregar = Carregar o seu time para vitória.
Isso inclui, entre outros aspectos:
– Proteger os campeões responsáveis pelo dano no time;
– Controlar os objetivos com visão e negar visão ao time adversário;
– Não morrer;
– Orientar o seu time para tomar melhores decisões;
– Conquistar uma vantagem e dar snowball a partir desta.
Ou seja, carregar tem diversas interpretações e pode ser feito por qualquer uma das posições.
Agora, neste post vamos levar em consideração o último ponto citado:
“Conquistar uma vantagem e dar um snowball para a vitória”.
Um levantamento em cima de 4000 jogos na divisão Ouro, concluiu o seguinte:
Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitória | aos 10 min | aos 15 min | aos 20 min | |
Top | 56.30% | 59.10% | 63.60% | 67.80% |
Jungle | 55.10% | 60.70% | 63.70% | 69.30% |
Mid | 55.80% | 60.20% | 65.50% | 70.10% |
ADC | 57.60% | 62.30% | 66.50% | 71.20% |
Suporte | 55.10% | 58.60% | 65% | 70.30% |
Média | 56% | 60.20% | 64.90% | 69.70% |
Apenas vendo a Win Rate, claramente o ADC tem o melhor desempenho. Porém por depender de outro jogador, é o que talvez apresente maior variância.
A vantagem em gold no Top é uma das mais relevantes no começo da partida, mas, comparada às outras lanes, perde importância com o desenrolar do jogo. Por isso é tão relevante gankar essa lane no começo da partida.
Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitória | aos 10 min | |
Top | 62.70% | 64.70% |
Jungle | 60.70% | 65.60% |
Mid | 61.70% | 65.30% |
ADC | 64.30% | 68.70% |
Suporte | 64.90% | 67.10% |
Média | 62.80% | 66.30% |
O First Blood difere de uma kill normal, pois nele há um acréscimo de 100 de gold. Ou seja, ao invés de ganhar 300 de gold, ganhamos 400.
O maior beneficiado de todos é o suporte. Seguido de perto pelo Adc. Isso nos leva a concluir que deixar a kill pro Adc não deve ser uma preocupação, pelo menos não a primeira kill do jogo.
Curioso é que o jungler é o que menos aproveita o gold extra do First Blood, porém analisando jogos de elos mais altos temos um resultado diferente.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitória | aos 10 min | aos 15 min | aos 20 min | |
Top | 55.50% | 58.30% | 61.90% | 66.40% |
Jungle | 55.80% | 58.90% | 64.30% | 68.20% |
Mid | 55.30% | 58.40% | 64.50% | 68.60% |
ADC | 55.70% | 58.50% | 63% | 69.10% |
Suporte | 55.10% | 58% | 64.50% | 71.20% |
Média | 55.50% | 58.40% | 63.60% | 68.70% |
Nos elos mais altos, dentro das lanes, o bot é o que apresenta a maior chance de carregar. Porém é o jungler que até os 15 minutos de partida tem uma chance maior de converter a vantagem em gold em vitória.
Quanto ao First Blood
Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitória | aos 10 min | |
Top | 63% | 62.60% |
Jungle | 63.40% | 63.30% |
Mid | 60.70% | 64.20% |
ADC | 62.10% | 63.20% |
Suporte | 60.90% | 65.90% |
Média | 62% | 63.80% |
Diferente da análise anterior, aqui o jungler é o maior beneficiado pelo FB. No entanto, até os 10 minutos, vencendo por uma boa marge, o suporte é o verdadeiro carry.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Conclusão
É possível carregar de qualquer uma das roles e a diferença entre elas é pequena. Porém dependendo do seu elo e da velocidade que você quer subir, é interessante se especializar na bot lane ou na jungle.
Curiosamente, tirando o ADC, o suporte e a jungle são as posições que mais sobram na hora da seleção de campeões.
Você está pronto para carregar?
Boa sorte.
Abs,
Ucla
Fonte dos dados: goldper10
O Blitzcrank é um suporte tank de mid game. Ele apresenta uma das taxas de vitória mais sólidas desta posição, estando entre os melhores suportes há diversos patches. Apesar do kit simples, suas decisões são de alto impacto/risco, tornado a…
O Kha’Zix voltou a ser um pick viável para as filas ranqueadas. Apesar de não ter uma das melhores taxas de vitória, é um campeão sólido para você escalar até o diamante alto. Vamos à melhor build para fila dinâmica.…
O Galio é um campeão de early/mid game com foco em peel, hard engage e protect. Sua curva de aprendizado é tranquila, sendo indicado acumular apenas quinze partidas de experiência antes de ingressar nas filas ranqueadas. Dicas: – Ao…
Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.