O League of Legends é um jogo que ainda não evoluiu pro chat de voz. Certamente uma decisão estratégica da Riot que estudou o resultado desse tipo de comunicação nos outros games, assim como os custos por trás desse tipo de feature.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Dessa forma, nos resta as seguintes formas de comunicação:
– Chat;
– pings;
– linguagem corporal.
Vamos ver as principais características de cada uma e como podemos melhorar a nossa comunicação in-game.
Pelo chat temos a comunicação mais lenta de todas. Precisamos apertar enter, digitar e mandar enter novamente. Nesse meio tempo, paramos de controlar o campeão e estamos sujeitos a gastar um flash ou outra summoner sem querer. Mesmo assim, ela é a forma mais precisa de comunicar jogadas específicas ou complexas. Usaremos ela em último caso ou para garantir que a jogada/mensagem ficou clara.
No sistema de pings temos uma comunicação mais rápida. Podemos indicar perigo, pedir ajuda, mostrar que estamos a caminho e sinalizar atenção. Esta é a forma mais eficiente de se comunicar, pois é extremamente ágil e demanda pouco esforço da nossa parte para enviar a mensagem.
As situações que normalmente utilizaremos o sistema de pings são:
– Indicar perigo para um laner que está prestes a ser gankado;
– Indicar perigo para o seu time que não deve realizar uma team fight ou está em posição para tomar um engage ruim pra ele;
– Pedir ajuda quando alguém invade a sua jungle;
– Pedir ajuda quando você está sendo gankado e o seu jungler está perto;
– Solicitar TP do top/mid laner;
– Indicar quem deve ser o alvo de um engage;
– Sinalizar que você está indo pra cima;
– Sinalizar que você está chegando para gankar a lane.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Ou seja, vamos usar pings o jogo todo.
A última forma de comunicação e a mais sutil, é a linguagem corporal. Nessa categoria eu englobo o uso de ultimates, itens ativáveis e summoners. Toda vez que você ativa um item, ultimate ou summoner que concede algum tipo de buff pra você ou pro seu time, você está indiretamente mostrando que quer dar engage. Assim como se você acerta um snare ou stun em um adversário, você está falando pro seu time “olha fulano está vulnerável” e eles vão seguir iniciando a team fight.
É importante entender o que e como você está comunicando para não mandar a mensagem errada.
Pense bem antes de jogar uma skill, ativar um item ou ligar o seu ghost.
Utilize frequentemente o sistema de pings e sinalize antes de agir.
Use o chat quando precisar comunicar algo específico, complexo ou importante.
Boa sorte!
Abs,
Ucla
Jogando no Top, a torre possui um mecanismo de defesa que dura até os 5 minutos. Portanto, é preciso conhecê-lo para derrubar a torre no momento certo. O mecanismo de defesa se chama fortificação e faz com que a torre…
A Quinn apresenta hoje a melhor taxa de vitória para a mid lane, cerca de 54%. Ela é um ADC Caster e que possui um grande potencial de all-in a partir do level 3. Se você gosta de dar roaming,…
Diana é uma assassina de early/mid game. Sua curva de aprendizado é um pouco complexa, mas recompensa bem os jogadores dedicados. A partir de 50 partidas acumuladas, sua taxa de vitória atinge sólidos 57%. Vamos à melhor build para as…
Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.