A composição de um time é uma combinação de kits de campeões. Idealmente teremos: dois tanks, dano AP e AD e múltiplas sinergias (engage, disengage, pick off, poke ou hard engage). No entanto, há um mal entendido, não devemos buscar este tipo de composição. Ou seja, não devemos tentar ajustar os picks buscando uma comp. equilibrada ou sinérgica.
Há uma grande diferença entre as partidas ranqueadas e o ambiente competitivo. Jogadores profissionais recebem para jogar e por isso conseguem praticar extensivamente . Dessa forma, eles tem acesso a uma champion pool diversa e flexível. Por outro lado, o restante da player base é limitada, jogam com menos campeões e possuem um desempenho ruim com a maioria deles.
Composições
Por conta dessa diferença de champion pool, as composições competitivas e “recreativas” divergem na sua construção. Jogando no competitivo temos diversos campeões possíveis por posição, mas, no recreativo/ranked, são poucos picks viáveis por jogador. Ou seja, fora do competitivo, via de regra, teremos apenas uma composição.
Como montar a composição do seu time?
O primeiro passo é identificar com qual campeão cada um é bom. Usando um site como o br.op.gg, acesse o perfil de cada um deles, observe a taxa de vitória e o número de partidas. Veja os exemplos abaixo:
![]() |
Jogador bom em um campeão |
Este primeiro jogador, é proficiente com a Janna, aparentemente, ruim de Vi e com os outros campeões não tem uma amostra grande o suficiente.
![]() |
Jogador sem amostra suficiente |
Este segundo, não possui amostra. Aparentemente, o seu estilo de jogo encaixou com o da Karma, mas ainda sim não conseguimos ter certeza.
Nesse último caso, iremos sugerir alguns picks simples e eficientes pro jogador. É ele que tornará a comp. flexível, já que o mesmo não é bom com nenhum campeão.
Portanto, o competitivo e as partidas ranqueadas são diferentes e devem ser tratadas de acordo. Entre os profissionais, é possível ter diversas composições, mas entre os amadores o ideal é ter apenas uma. Sólida e composta dos campeões com os quais cada um joga melhor individualmente.
Abs,
Ucla
Acompanhe pelo Youtube
O Veigar é um ADC de mid/late game. Sua especialidade é o burst damage, dano em área (AOE) e escalonamento infinito. Sua curva de aprendizado é simples e recomendo acumular apenas quinze partidas antes de ingressar nas filas ranqueadas. Vamos…
A Senhorita Banana, mais uma vez, teve algumas de suas habilidades modificadas. A principal mudança é que agora ela precisa acertar o Q nos seus adversários com mais frequência pra poder se manter saudável e dando um healing tão bom…
O Twitch é um adcarry de late game. Sua especialidade é a TF, pick off e dano em área. Sua curva de aprendizado é mediana, sendo recomendado acumular ao menos trinta partidas antes de ingressar nas filas ranqueadas. Vamos à…
Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.