Pra entender porque subimos e descemos de elo, vamos ver o meu caso.
Comecei essa temporada no Diamante 3. Passando algumas semanas consegui pegar Mestre e alguns dias depois Desafiante.
Hoje estou na MD3 do Diamante 4!
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O que aconteceu?
Na minha subida pro challenger, joguei basicamente de Nunu (Jungle) e Janna (Suporte), ambos top win rate nos patches desse período.
Um tempo depois de subir comecei a variar a minha champion pool, pois não aguentava mais jogar com os mesmos campeões. Esse foi o primeiro erro. Comecei a jogar de Nidalee (Jungle), um campeão mecanicamente intenso e com alto skill cap.
Na sequência, diversos patches trouxeram mudanças que afetaram a win rate do Nunu e da Janna:
– Nerf no item Glória Integra;
– Nerf no Heal da Janna;
– Introdução do Dragon e Baron timers.
Este último afetou particularmente o Nunu que conseguia solar o Dragão bem cedo no jogo, mas agora com os timers de respawn, o time adversário podia controlar os objetivos com facilidade.
Fui forçado a trocar de campeões.
![]() |
| Meu ELO nesse período |
Avançando pros dias atuais, minha champion pool consiste de Elise ou Rammus (Jungle) e Blitz (Suporte).
Elise é um campeão forte, porém mecanicamente intenso.
Rammus é quase top win rate, mas demora um pouco a entrar no jogo.
Blitz é top win rate na bot lane.
Ou seja, fui de 2 campeões (Nunu e Janna) para 3 e isso traz um problema. Me tornei menos especialista.
Ser especialista é fundamental se você quer subir rápido e se manter lá depois disso.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Outro problema é a complexidade dos campeões. Nunu e Janna são super simples. Isso dá espaço pra você prestar atenção em diversos outros elementos do jogo. Jogando de Elise e Rammus o jogo fica um pouco mais complicado e as decisões não tão certeiras.
Por ai conseguimos perceber que se você quer subir e se manter no topo, você deve, principalmente, se ater a campeões simples, mas eficientes, e reduzir ao máximo a sua champion pool. Caso contrário, leva tempo até você estar apto a tomar as melhores decisões in-games e controlar bem o seu campeão ao mesmo tempo.
Se você tem o tempo e a determinação necessária, vá em frente e jogue com quem você quiser, mas se você trabalha e/ou estuda, concentre-se em pegar campeões top win rate e jogar com no máximo dois campeões. Faça isso e você deve conseguir subir.
Espero ter ajudado.
Abs,
Ucla
A Kayle é uma campeã de mid/late game. Especialista em split push e dano em área. É uma campeã mais adequada para os elos mais baixo, onde as partidas duram mais e temos tempo para crescer no jogo. Vamos à…
O Jax Jungle é um campeão de mid/late game. Sua curva de aprendizado é relativamente complexa, privilegiando jogadores com 100 ou mais partidas de experiência. Sua taxa de vitória estabiliza em 56% na mão destes jogadores. Vamos à melhor build…
Do prata ao platina, o Karthus é o ADC mais forte do momento. Com uma taxa de vitória sólida, que ultrapassa os 55%, o pick é menos utilizado que deveria. Se você quer subir, esse é o ADC do momento.…
Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.