O resultado de uma TF depende de alguns elementos: vantagem em ouro, quantidade de skills em área e itemização. Conseguindo analisar cada um eles e comparar com o time inimigo, teremos uma boa ideia se é melhor forçamos uma TF ou splitarmos.
Pode ser difícil estimar a diferença de gold entre os times, mas um bom parametro é o número de torres destruídas. No centro superior da sua tela, há um contador para ambos os times. Basta ver quem possui mais torres, normalmente isso dirá quem é o time mais favorecido.
Skills em Área
Qual time da imagem abaixo tem uma TF melhor?
Vamos falar rapidamente sobre os campeões de ambos os times.
Time Azul
Jarvan: Stun em área com baixo CD. Ult em área.
Rumble: Q e R.
Karma: Qe E.
Ekko: Q e W.
Ezreal: R.
Time Vermelho
Yasuo: Q e R em área.
Seju: Todas skills.
Lucian: Q.
Singed: Q e W.
Soraka: Q e E.
Apesar da Seju desbalancear a favor do time vermelho, a melhor TF é do time azul. Principalmente por conta do ultimate do Rumble, do Stun do Jarvan e W do Ekko. Além disso, o Singed tem um kit desenhado para o split. Ou seja, nessas condições, o time vermelho deveria investir em split e agrupar apenas quando estivesse em vantagem numérica.
Itemização
Esta é a parte mais simples da análise. Basta ver quais times possuem um Medalhão de Solari, Coração Congelado, Randuin ou outro item com efeito em área. Eles acabam fazendo uma boa diferença, mas servem mais como critério de desempate quando a decisão estiver “close” entre splitar ou fazer a TF.
Visto esses três pontos, resta agora colocar tudo na balança e decidir qual é a jogada a ser feita. Um bom indicador de que a sua TF está inferior à do inimigo, é quando uma iniciada 5×5 termina extremamente favorável ao adversário. Pode parecer óbvio, mas se você continuar insistindo em lutar agrupado, em um caso como esse, é possível que a próxima TF seja a última.
Abs,
Ucla
Acompanhe pelo Youtube
A Riot se pronunciou a respeito da Solo Queue para 2016 e, apesar do planejado, não vamos ter apenas a Dynamic Queue. Serão duas filas: Solo Queue e Dynamic Queue. A Dynamic Queue funcionará da seguinte forma: – Você escolherá…
Veigar é um AP carry de late game. Seu potencial está no seu acumulo de AP, o qual escala sem limites. Além disso, todo o kit do Veigar gira em torno de burst damage, AOE e CC em área. Vamos…
O Volibear é um jungler de early/mid game. Sua especialidade é ser um tank DPS, com potencial de engage e burst damage. Sua curva de aprendizado é moderada e recomendo acumular ao menos vinte partidas antes de ingressar nas filas…
Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.