Qual é melhor? Barreira ou Curar

Se você joga no Mid, as chances são de que em algum ponto você já jogou de Barreira. Caso contrário, é apenas mais um feitiço de invocador que você só ouviu falar. Porém, considerando que é uma proteção similar ao Curar, porque ela é tão pouco utilizada?

Barreira é um feitiço de auto cast que protege o seu invocador com um escudo por 2 segundos.

Tempo de recarga: 210 segundos.

Nível Valor do Escudo
1 115
2 135
3 155
4 175
5 195
6 215
7 235
8 255
9 275
10 295
11 315
12 335
13 355
14 375
15 395
16 415
17 435
18 455

Curar instantaneamente recupera um pouco da vida do seu campeão e de um aliado próximo, garantindo também temporariamente um bônus de move speed.

Tempo de recarga: 240 segundos. (Ou seja, 12.5% mais longo do que a Barrier)

Nível Valor do Heal
1 90
2 105
3 120
4 135
5 150
6 165
7 180
8 195
9 210
10 225
11 240
12 255
13 270
14 285
15 300
16 315
17 330
18 345

Comparando o uso do Heal em um ou dois campeões, temos o seguinte:

Heal apenas no seu campeão Heal em um campeão e no seu aliado
Mais fraco do que a Barrier em % Valor total recuperado Mais forte do que a Barrier em %
21.7% 180 56.5%
22.2% 210 55.6%
22.6% 240 54.8%
22.9% 270 54.3%
23.1% 300 53.8%
23.3% 330 53.5%
23.4% 360 53.2%
23.5% 390 52.9%
23.6% 420 52.7%
23.7% 450 52.5%
23.8% 480 52.4%
23.9% 510 52.2%
23.9% 540 52.1%
24.0% 570 52.0%
24.1% 600 51.9%
24.1% 630 51.8%
24.1% 660 51.7%
24.2% 690 51.6%

Desconsiderando as limitadas formas de redução do Heal, nota-se que, individualmente a Barrier é mais forte e pode ser utilizada mais vezes por partida, porém, quando próximo de um aliado, o Heal é extremamente mais eficiente, tanto em termos defensivos, como em utilidade (boost de move speed). Além disso, o Heal é uma summoner mais eficiente ainda no late game, quando boa parte do tempo temos um aliado próximo e o bônus de move speed é maior, por conta das botas e outros itens de MS.

Portanto, até que a Riot decida dar uma identidade melhor à Barrier, veremos ela sendo pouquíssimo utilizada. Considerando o seu aspecto individual e early game, basta dar um rework nestes termos que passariamos a ter um feitiço interessante e viável para as solo lanes. Até lá, é melhor ficar com o Heal mesmo.

Abs,

Ucla

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25 janeiro 2016
Ucla

Postado por Ucla

Desafiante e Coach de League of Legends desde 2013

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