Como subir o elo na Solo queue? (Parte III)

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Assim como dito na parte II, para as lanes TOP e MID, você deve tomar muito cuidado com alguns fatores: jungler inimigo e match-up da sua lane. Por se tratar de lanes solo, ou seja, você contra um único adversário,  a presença do jungler adversário costuma ser muito maior. Especialmente no top. Resumindo: compre wards sempre que possível.

Agora especificarei as duas lanes


TOP: As winning rates dos champions nesta lane são, na minha opinião, estatísticas que costumam falhar. Por exemplo: Fiora (60%), Elise (58,39%) e Jax (56,28%)

No entanto, a meta atual favorece top laners com alto sustain, mobilidade e cc. O fator tank deve ser considerado da seguinte maneira: se o seu time possui um jungler que cumpra esse papel, você pode se sentir à vontade para fazer picks não tão tankers, como Kennen, Nidalee ou Jayce.

Ocorre que, na solo queue, você deve SIM jogar como um time, mas nunca confiar 100% na composição do time, visto que, de modo geral, ninguém está acostumado a jogar junto e, provavelmente, não terão um bom aproveitamento 5 contra 5.

Minha recomendação para a solo queue é: observe o jungler adversário e o champion inimigo. Faça um pick que você possa se garantir mesmo que tome muitos ganks durante a lanning phase. Ou seja, countere seu adversário, countere o jungler.

Em alguns casos, você não terá a oportunidade de saber contra quem irá jogar, por isso faça um pick SAFE. Em outras palavras, um champion com poucos counters, que você saiba jogar muito bem. (ex: Renekton, Elise).

MID: Fizz (62,86%), Kassadin (59,92%) e Twisted Fate (53,21%)

Assim como no top, você deve sempre observar contra qual jungler vai jogar e contra qual mid. Entretanto, a lógica aqui é bem mais simples. A winning rate do Fizz e do Kassadin são absurdamente altas pois, definitivamente, na solo queue, os assassinos são os melhores picks. Em jogos de elo mais baixo, é muito comum que as pessoas se posicionem muito mal durante o jogo todo. Portanto, com um champion cuja especialidade é assassinar, como o kassadin e fizz você conseguirá se aproveitar muito melhor disso, pegando kills fáceis que te deixarão muito forte. Ocorre que, de maneira geral, estes picks têm a mesma facilidade para morrer que o seus alvos. Em outras palavras, a chave para um assassin no mid é ter paciência, abusar de wards e das falhas dos inimigos para se fortalecer.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O Twisted Fate é um caso muito específico que eu devo comentar. É um campeão extremamente difícil de se jogar, pois, além de papel, possui pouca mobilidade, fazendo dele o alvo favorito dos junglers. Use sempre quintessências de Move Speed para este herói. Abuse das wards. Sempre que voltar para a base, compre duas ou mais. Em contra partida, é, na minha opinião, o melhor champion para se carregar um jogo. Basicamente porque você pode jogar safe na sua lane, farmar com o seu Q enquanto recupera mana nos minions melee e na jungle. Ao atingir nível 6, abuse da sua ult. O seu alvo favorito séra a bot lane, pois são champions que morrem muito fácil e, por ser uma lane com muitas wards, o seu ult, utilizado no momento correto, poderá pegar o adversário desprevinido, que pensava estar seguro por possuir visão que impedem ganks do jungler.

Outro ponto importante para este personagem é: não gank uma lane com seu ult apenas para matar. Muitas vezes você se decepcionará, pois não conseguiu converter nenhuma kill para o seu time. Entretanto, como já dito e repito, ABUSE DA ULT. De um gank para assustar o adversário. Faça ele queimar o flash, ou alguma outra summoner. Faça ele voltar para a base. Lembre-se: enquanto o inimigo está na base, o seu aliado estará pegando experiência e farm.

Até o próximo post!

Abs,

Ucla

Dou aulas de League of Legends:

  • Treinamento via skype
  • Pacote de 3 ou 6 aulas
  • Melhoria garantida ou seu dinheiro de volta

Saiba mais

Confira também os livros disponíveis para cada uma das posições!
05 junho 2013
Ucla

Postado por Ucla

Desafiante e Coach de League of Legends desde 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*