Como jogar contra shaco jungle?

Eu sempre pensei que shaco era um ótimo jungler quando eu tinha elo alto. Era sempre um shaco entrar que dava stomp, terminava o jogo com scores absurdos e “carregava”.

Entretanto, conforme fui melhorando como jogador e aprendendo a lidar com diversos tipos de situações, acabei descobrindo que shaco jungle é uma porcaria e vou explicar o por quê.

Early Game: Este campeão se destaca no early game, pois pode utilizar as boxes para fazer sua jungle em uma velocidade incrivelmente alta, sem sequer precisar de leash em alguns casos. Portanto, em cerca de 2:45 ele já terá os double buffs e poderá invadir a jungle inimiga ou dar um gank muito cedo em lanes vulneráveis, como o top.

Apesar dessa velocidade nos primeiros níveis, o shaco começa a depender muito de sua mana para um clear rápido, e a velocidade e dificuldade de limpar a jungle começa a aumentar, forçando ele a gankar muito mais do que a maioria dos junglers.

Concluímos então que o melhor a fazer é jogar safe contra este personagem, impedindo que ele consiga dar ganks efetivos. Isto decidirá a viabilidade do shaco no Mid Game.

Para ter sucesso com isto, considere que o shaco possui um blink que o deixará invisível, portanto ele consegue entrar em matos não wardados facilmente. Ou seja, ao jogar na lane, procure wardar sempre os matos, dificultando o acesso dele sem que seja visto. Desta maneira, para que ele chegue despercebido, ou ele terá que utilizar o seu Q duas vezes ou mais para te pegar de surpresa, aumentando seu tempo de segurança; ou ele será forçado a dar um gank rápido, queimando o flash.

Mid Game: Nesta etapa do jogo, onde as lanes estão se desformando e o time começa a procurar os objetivos, o Shaco pode ser bom ou ruim. Depende se ele conseguiu pegar muitos kills durante a lanning phase. Se sim, você terá problemas, pois ele conseguirá facilmente empurrar torres sozinho, solar dragons, ou até solar um inimigo um pouco mais papel.

Late Game: Se isto aconteceu, NÃO DESISTA. O shaco é um personagem que fica muito fraco no late game. Sua única função que de fato funciona é o split-push. E como se trata de um champion fraco nesta etapa do jogo, defender-se dele é extremamente fácil. Apenas mantenha wards defensivas para saber quando ele estará fazendo isso e se mobilizem para pegar kills fáceis. Oracle também é essencial contra ele.

Como sou um solo lanner, deixarei para que o Uclaoboat fale mais sobre como executar o Shaco jungle. Por ora, fiquem com dicas de como ganhar dele.

Até o próximo post!

Dou aulas de League of Legends:

  • Treinamento via skype
  • Pacote de 3 ou 6 aulas
  • Melhoria garantida ou seu dinheiro de volta

Saiba mais

Confira também os livros disponíveis para cada uma das posições!
06 junho 2013
Ucla

Postado por Ucla

Desafiante e Coach de League of Legends desde 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*